Publicado: 12/11/2025
Por Yasmin Olenik
A competição foi realizada em três fases, na primeira os estudantes passaram por testes teóricos que contavam com perguntas de várias disciplinas, incluindo Português, Matemática, Física, e outras de robótica e programação. Na segunda, os que obtiveram melhores resultados estaduais foram convocados para a terceira etapa: o minicurso nacional.
É a primeira vez que um aluno do IFPR - Campus Irati alcança esse resultado! Em 2016, chegou-se à etapa nacional, mas sem premiação.
Luís Henrique afirma que o papel do IF foi essencial para essa conquista. Para o site oficial do IFPR (Site IFPR Irati), ele diz “O IF fortaleceu meu senso crítico, meu raciocínio lógico, minha capacidade de resolução de problemas e me fez criar diversos vínculos, tanto com colegas quanto professores, além de todas as oportunidades que me abriu, seja em competições de robótica ou eventos de tecnologia.”
O técnico de laboratório e professor de projeto extracurricular Adilson de Oliveira Pimenta Junior, acompanhou Perek na fase nacional, relata “[...] É gratificante saber que o trabalho do projeto tem sido aproveitado. Temos criado muitos desafios e acompanhado o desenvolvimento dos alunos de modo a estimular as especificidades da informática e também de engenharia.”
No dia 27 de outubro, Perek e a diretora Patricia foram convidados para relatar mais um pouco do ocorrido na Rádio Najuá, e dia 30 foi realizada uma matéria completa acerca da grande proeza do menino. Confira clicando AQUI.