Publicado: 11/11/2025
Por Yasmin Olenik e Maria Torrens
CLARICE LISPECTOR CHEGA COM TUDO NA BIBLIOTECA DO CAMPUS!
No dia 24, uma sexta-feira que prometia ser sem graça para os estudantes, os alunos dos segundos anos foram convidados à biblioteca para mergulhar em um conto cotidiano e conhecer um pouco mais sobre a vida de uma das mais importantes escritoras brasileiras: Clarice Lispector.
Em comemoração à Semana da Biblioteca, os professores de Língua Portuguesa do campus convidaram os alunos do curso de Letras – Português da Unicentro e a professora coordenadora do projeto em que participam, chamado Núcleo de Estudos Eslavo (Nees).
O projeto surgiu há alguns anos com o intuito de conhecer um pouco mais sobre a cultura eslava e, por assim dizer, “sentir na pele” a literatura — inspirado, principalmente, por Clarice.
Foi feita uma introdução sobre quem foi Clarice e, em seguida, uma leitura incrível e envolvente feita por uma das estudantes, que incorporou o papel de contadora de uma forma pura e singela, deixando todos na sala em completo assombro diante de tamanha habilidade.
Após a leitura do conto, teve início uma dinâmica em que os alunos estouravam balões, liam frases retiradas da obra e analisavam o que a autora quis dizer com cada uma delas.
Infelizmente, a dinâmica não foi concluída por inteiro; mas, para deixar a imaginação “à solta” e incentivar a literatura e a escrita, os alunos propuseram que cada um escrevesse um conto com o tema “aniversário”, o mesmo abordado no conto de Clarice.
Os alunos interessados poderão escrever um conto — fictício ou não — e entregá-lo ao professor Peterson. Em uma data futura, mais para o fim de novembro, serão premiados os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares, que receberão livros de Clarice e outros mimos.
E assim, um dia comum se transformou em pura inspiração — Clarice tomou conta da biblioteca e da imaginação de todos!
VERSOS, CONTOS E LEITURAS
Após o retorno de um longo feriado, os alunos voltaram na quarta-feira (29/10) para uma apresentação magnífica e espirituosa, na qual interpretaram os versos de Paulo Leminski com tanto fervor e emoção que foi incrível de ouvir!
Com arranjos de autoria própria da aluna Daniela Denkwiski e os saraulers, a apresentação encantou o público. Em seguida, aconteceu a premiação dos Leitores do Ano e do Concurso Literário Olga Grechinski Zeni.
Os ganhadores dos Leitores do Ano foram:
ANA CLARA SILVA Informática manhã
74 livros emprestados
NÁTHALIE LOUISE SOUZA
Agroecologia manhã
28 livros emprestados
MYLENA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Informática tarde
32 livros emprestados
ALESSANDRA SCZYKOSKI Agroecologia tarde
22 livros emprestados
LUCAS LOPES NEPOMOCENO
TADS
12 livros emprestados
CAETANO CESAR DUDA DA LUZ
Química
39 livros emprestados
LUIS GUSTAVO DOBGINSKI
Agronomia
24 livros emprestados
PHETRONIO PAULO DE MEDEIROS
TAE
18 livros emprestados
Professor CHARLES DURÃES
38 livros emprestados
EVA APARECIDA MONTANI
Especialização
09 livros emprestados
Parabenizamos os vencedores e os verdadeiros “ratinhos de biblioteca” por essa conquista encantadora, que nos enche de orgulho ao ver nossa biblioteca sendo tão bem utilizada!
Obs: Clique aqui para ler a respeito da premiação do concurso literário e os contos premiados!
SARAULA: MUSICALIZAÇÃO DE PAULO LEMINSKI
No dia 29 de outubro, o projeto de extensão Saraula realizou uma perfomance de Musicalizações do escritor e poeta brasileiro Paulo Leminski. O show ocorreu na biblioteca apenas no turno matutino e teve como plateia os dois primeiros e segundos anos e alguns estudantes da sala do Terceiro Info Manhã, visto que esses últimos estavam fazendo a prova surpresa do SAEB neste dia.
A aluna Daniela Denkwiski, bolsista do Saraula, foi a encarregada de transformar os lindos poemas desse artista em melodias, a musicalização, tema que ela também já havia citado anteriormente na sua dupla apresentação oral no SIPEX 2025. Para entender melhor como foi esse processo para a Dane, pedimos que ela produzisse um depoimento contando da sua experiência, confira:
“É tradição do Projeto Saraula participar da Semana da Biblioteca tocando as músicas da personalidade selecionada. Como em 2024, com Raul Seixas.
No início do ano, o professor Artur me disse que o tema da Semana da Biblioteca seria sobre Paulo Leminski, mas tínhamos um problema: Paulo Leminski havia produzido poesias, não músicas. Eis que surge a ideia de musicalizar seus poemas, cargo esse que ficou encarregado a mim.
Durante 8 meses as musicalizações "Objeto Sujeito", "Razão De Ser", "Já Disse", "A Lua Foi Ao Cinema" e "O Que Quer Dizer" foram produzidas com inspirações em Raul Seixas Legião Urbana e Skank, trazendo estilos de Rock, Blues, Melancólico e Punk.
Pelo menos duas vezes na semana eu escolhia uma poesia de Leminski para tentar encaixar em uma melodia. Foi um processo bastante demorado, várias versões das mesmas músicas foram criadas, mas só foram executadas até encaixar com a essência do poema.”
Acessando o canal do Youtube do projeto, você tem acesso ao vídeo completo da apresentação desse talentoso grupo, confira clicando aqui ou pesquisando “Projeto Musical Saraula - IFPR Campus Irati”.
A biblioteca do IFPR sempre foi um lugar acolhedor além de um repositório de conhecimento, e é um dos ambientes preferidos dos estudantes do Campus. Sendo assim, a celebração da Semana da Biblioteca é essencial para prestigiar esse tesouro que temos dentro da escola! Confira abaixo o ponto de vista da própria Daniela acerca da importância desse evento.
“Na semana da Biblioteca, destacamos a importância da literatura para conhecimento, lazer e vida. Resgatamos personalidades literárias e culturais e propomos uma imersão interativa dos alunos para as exposições e apresentações.
A biblioteca do campus possui um vasto acervo diverso de exemplares, destacar isso com uma semana para refletir sobre livros censurados, bolsas feitas com livros, interpretações literárias e musicalização de autores, é uma ótima forma de marcar a importância da cultura literária para a vida.”
Além de Daniela, vários outros membros do Saraula e até mesmo professores participaram da apresentação! Sendo eles: Marcos Zanella, Felipe, Marisol, Samara, Pedro Antonio, Monie, João Henrique, Eduardo, Saqueto, Prof. Felinto, Prof. Mateus e Prof. Artur.
HALLOWEEN NO IF!
E, enfim, chegou a festa que todos (ou a maioria!) esperavam: o Halloween!
Comemorado no dia 30/10, nos dois contraturnos disponíveis — para os alunos da manhã, à tarde, e para os alunos da tarde, pela manhã.
A festa foi marcada por um túnel entre as estantes da biblioteca, onde as meninas do 1º ano de Informática da manhã se empenharam para criar algo realmente assustador!
Com direito a música tenebrosa, um corredor escuro e fechado, puxões no pé e estouros de bexigas, o labirinto de terror — feito praticamente da noite para o dia — foi um sucesso! Os alunos até pediram para que o terror continuasse por mais alguns dias.
Também aconteceu o tradicional Desfile de Fantasias, onde os alunos inscritos desfilavam e performavam de acordo com seus personagens, enquanto os jurados avaliavam o show.
Vencedores do turno da manhã:
Dominy e Beatriz - Mutano e Ravena do seriado 'Jovens Titãs em Ação'
(1º Agro Manhã)
Samara e Eduardo - Jae e Leandro do RPG 'Ordem Paranormal'
(2º Info e Agro Manhã)
Eduarda - Fran Bow do jogo Fran Bow
(1º Info Manhã)
Vencedores do turno da tarde:
Milena - Re-l Mayer do anime Ergo Proxy
(3º Agro Tarde)
Miriã, Samira e Yasmin - Jae, Lila e Nathalia do RPG 'Ordem Paranormal'
(2º Info Tarde)
Silvia e Sandra - Peter Pan e Sininho do filme 'Peter Pan' (assistente da bibliotecária e bibliotecária)
E assim encerramos a Semana da Biblioteca, com muitos risos, alegrias e comemorações.
Sentiremos saudades... até o próximo ano!