Publicado: 02/07/2025
Por Maria Torrens
Oito estudantes participaram do evento, sendo os(as) terceiranistas do curso de Informática: Felipe Gabriel Santos, Maria Fernanda Cuchara, Mariana Breginski Kos, Sofya Oliveira Ferreira, Thifany Letícia Ribas e Theo Armstrong Pedroso. Do segundo ano do mesmo curso, estiveram presentes Daniela Denkwiski e Marcos Vinícius Zanella. Acompanhando os alunos, estavam a bibliotecária Sandra e o professor Mateus.
Na terça-feira, dia 24, os participantes realizaram uma caminhada cultural por cinco pontos emblemáticos de Curitiba: o Memorial, a Cinemateca, a Gibiteca, a Biblioteca Pública e o Casarão da UPES. Todos se encontraram às 8h no Memorial, onde aconteceu a abertura oficial do evento e a divisão dos grupos para a excursão.
Enquanto os grupos seguiam pelas atividades externas, os alunos Felipe, Marcos e Daniela permaneceram no Memorial durante as duas sessões da manhã para apresentar o projeto Todo Poema é Melodia, vinculado ao Literatela. Nessa apresentação, Daniela ficou responsável pela musicalização do poema Objeto Sujeito, com roteiro escrito pelo professor Artur.
No período da tarde, Daniela também participou com uma exposição de seus desenhos no Casarão da UPES, exibindo trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. A mostra esteve disponível durante as duas sessões da tarde.
Teatro Abandonado
Biblioteca
IF
Santuário Nossa Senhora das Graças
Já na quarta-feira, dia 25, todas as equipes se reuniram novamente às 8h no Espaço Guido Viaro. O dia foi marcado por três sessões de visitas ao Jardim Botânico e diversas oficinas, que aconteceram simultaneamente durante os períodos da manhã e da tarde. As atividades abordaram música, teatro, desenho, aquarela, literatura, entre outras linguagens artísticas.
O projeto Saraula realizou duas apresentações no período da tarde. A primeira foi uma homenagem ao poeta curitibano Paulo Leminski — Todo Poema É Melodia — e a segunda, uma performance intitulada Os Filósofos Também Cantam. Um dos momentos mais marcantes foi quando os alunos de fotografia de Curitiba pediram um bis, e o grupo atendeu tocando Proibida Pra Mim, da banda Charlie Brown Jr., em uma versão cover bastante aclamada.
Essas foram as principais atuações dos estudantes de Irati, especialmente nos projetos Saraula, Literatela e Arte em Cena.
Em um relato pessoal, Daniela compartilhou sua experiência com entusiasmo:
“Participar do primeiro FAC do IFPR foi como abrir as portas da arte e da cultura para os outros. Pude interagir com pessoas de diversos campi, que pensam e fazem arte como eu. Foi um grande abraço. Apesar do cansaço, toda a experiência valeu muito a pena. Fizemos amigos, descobrimos culturas diferentes e diversos modos de fazer arte. Acredito que minha vida mudou depois do evento.”
Assim, com uma despedida triste, mas repleta de aprendizados e novas ideias, os(as) alunos(as) retornaram ao campus com histórias inspiradoras e o prestígio de representar o nosso colégio com tanta dedicação e talento.