Publicado: 10/10/2025
Por Yasmin Olenik e Maria Torrens
TÓPICOS:
No dia 16 (terça-feira), os alunos foram liberados do recreio e de todas as aulas para assistir às apresentações do Saraula e do IFTech. O Saraula iniciou sua apresentação às 10h e seguiu até 10h15, com quatro músicas em seu repertório — e até direito a bis (repetição)!
Os avaliadores julgaram os projetos com base em 5 critérios:
Às 10h30, ocorreu a esperada chegada dos jurados que avaliaram os trabalhos apresentados, que foram Foram apresentados 31 projetos: 15 na modalidade "protótipo" e 16 na modalidade "modelo de negócio", e seguiram de acordo com os seguintes criterios:
Relação do projeto com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS);
Apresentação do projeto;
Relevância do protótipo na resolução de problemas práticos da sociedade;
Nível de inovação do projeto, incluindo a originalidade e a novidade das soluções propostas; e
Potencial e relevância do protótipo para registro de Propriedade Intelectual ou Transferência de Tecnologia.
Por fim, os trabalhos que obtiveram maiores notas nesses critérios, foram premiados da seguinte forma:
Modalidade Protótipo
1º Lugar = Projeto Chirp (Protótipo de dispositivo inteligente para monitoramento de rios urbanos);
Equipe: Luís Henrique Perek, Theo Armstrong Pedroso, Luís Henrique Ianoski Hüttener (alunos do 3º info manhã), Adilson de Oliveira Pimenta Junior (servidor técnico administrativo) e Charles Durães (professor).
2º Lugar = Projeto EstufTech (Protótipo de estufa automatizada que reúne sensores de umidade, temperatura e luz, conectados a sistemas automáticos de irrigação e ventilação, todos acessíveis por meio de um aplicativo);
Equipe: Ana Paula Martins Silveira, Emilly Marcelly Kuller Meira, Fernanda Oliveira Pedroso, Juliana Diniz, Luana Mazur (alunas do 3º agro manhã), Giane Fernanda Schneider Gross e Charles Durães (professores).
3º Lugar = Projeto Sense TEA (Protótipo de pulseira eletrônica capaz de gerar estímulos visuais e táteis para auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro Autista).
Equipe: Ana Julia Pissaia, Emily da Silva, Larissa de Oliveira Golinski, Luiz Felipe Beal, Thomas Kramer, Willian José Gontarz Junior (alunos do 3º agro manhã) e Charles Durães (professor).
Já na categoria Modelo de Negócio, os destaques foram:
1º Lugar = Projeto Bloom (Modelo de negócio voltado à indústria e comércio de cosméticos manipulados conforme a demanda de cada cliente);
Equipe: Ingridy Valenga, Lívia Michalak Cassiano, Lorenna Jarski Vieira, Redryen Kutianski Chula, Bruno Octávio Fontoura (alunos do 3º info manhã) e Charles Durães (professor).
2º Lugar = Projeto IAgro Drone (Modelo de negócio voltado à indústria e comércio de drones com câmera e inteligência artificial para a captura de doenças externas nas plantações de agricultores);
Equipe: Amanda Plockacz, Eloiza Gregorio, Julia Castro, Julia Pereira (alunas do 3° agro manhã) e Charles Durães (professor).
3º Lugar = Projeto Phyil (Modelo de negócio destinado à gestão profissional de propriedades rurais).
Equipe: Ingridy Nunes Budziak, Luiza Friedrich, Pierre Kurzydlovski, Yasmin Cordeiro Portella (alunos do 3° agro manhã e Charles Durães (professor).
Ainda no dia 16, ocorreu uma mesa-redonda chamada “Fortalecendo vínculos: agricultura, comércio e direito”, mediada pela professora Ana Radis.
Posteriormente, ocorreu a abertura oficial do SIPEX, com o professor Cleverson, Jailton, Laynara e a diretora Patricia Tiuman.
A partir desse momento, vamos disponibilizar abaixo o título, uma breve descrição e, eventualmente, algumas fotos de cada atividade realizada no XI Seminário de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFPR - Campus Irati. Ao final da matéria estão os créditos a todos que contribuíram para essa escrita, agradecemos!
Saraula 10:00 - 10:30
IF Tech 10:30 - 12:30 (manhã)
Fortalecendo vínculos: agricultura, comércio e direito 13:30 - 15:30
IF Tech 15:30 - 18:00 (continuação na parte da tarde)
Abertura 19:00 - 20:00
Robótica Artística - Mean Girls 19:00 - 19:30
Apresentação Cultural - A música é "Hips Don't Lie - Shakira"
Por: Mariana Breginski Kos & Sofya Oliveira Ferreira
O que ninguém te conta sobre o maravilhoso mundo da inovação 20:00 - 22:00
Palestra por: Geovana Conti
No dia 17, o dia foi recheado de palestras, oficinas e minicursos, onde os alunos, professores, servidores e pessoas de fora, podiam participar e adquirir novos conhecimentos e saberes.
Aprendendo Química a partir da investigação criminal 08:00-12:00
Oficina por: Caetano Cesar Duda da Luz, Felipe Dornelles, Giselle Calaça, Kristiany Moreira Diniz, Thiago de Souza Claudino & Viviane Paula Martini
“Este trabalho propõe o uso do Role Playing Game (RPG) como uma metodologia ativa no ensino de química, que visa aproximá-los de contextos onde esta não é só um elemento invisível do cotidiano, mas sim algo central e indispensável. [...] Foram empregados os experimentos repolho roxo como indicador de pH, substituindo o teste de DNA, duas formas de revelação de digital, sendo elas a revelação por carvão e por iodo, o teste de Scott, usado para identificar a presença de alguns alcalóides, e os teste de Kastle-Meyer e do luminol, ambos usados para identificar a presença de sangue.”
Comunicação Oral 08:00-09:30
Nesse momento foram apresentados os trabalhos dos projetos Saraula e Arte em cena por seus bolsistas: Daniela Denkwiski (Saraula e Arte em cena), Tiffany e Sofya (Arte em Cena).
Daniela, na sua dupla participação, apresentou sua metodologia de Arte em seu projeto “As pessoas fazem a Cena”, coordenada pela professora Carla, e também introduziu uma novidade no projeto musical do Campus: uma futura apostila com as músicas autorais para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos.
Sofya falou sobre a importância de ter conhecimento sobre os Jogos Africanos, frisando muito bem o fato de que muitas vezes nós jogamos um, sem saber ao certo sua origem, e por isso, está iniciando a produção de vídeos curtos onde ela ensina a história e como jogar. Além disso, sua proposta incentiva a formação de docentes acerca do tema.
Por fim, Tiffany explicou de forma sucinta os objetivos do Arte em Cena nos quesitos ambientais e sociais, os ‘5 Rs’ que o projeto segue, e até deu exemplos de importantes ações realizadas por ele neste ano.
Sofya Oliveira
Daniela Denkwiski
Thifany Leticia
Avaliadores
Cuidar da saúde com as plantas 09:30-12:30
Oficina por: Silvana Moreira
ENTRE A DESPEDIDA E O QUE PERMANECE 09:30-10:00
Apresentação Cultural por: Carla Michele Ramos Torres - Orientadora
Sarah Ellouise Ferreira - Cantora
Doce de banana: uma alternativa para as bananas "esquecidas" 09:30-12:30
Oficina por: Camila Dias
Segundo a aluna Geovana Paola: “Eu nunca tinha participado de uma oficina antes e achei a experiência muito interessante, pois todos conseguiram fazer um pouquinho de cada processo e interagir. Quando o doce ficou pronto, experimentamos, e gostei muito, tanto que quero começar a fazer mais doces como esse.”
AS FACES DA ANSIEDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO FILME DIVERTIDAMENTE 2 10:00-12:00
Rodas de Conversa por: Artur Ribeiro Cruz & Juliano Peroza
Cooperação na ponta do lápis - Sicredi 10:00-12:00
Palestra Programa de Educação Financeira do SIcredi por: Jefferson Muller
Da pesquisa à inovação: navegando pelos níveis de prontidão tecnológica no Brasil. 10:00-12:00
Palestra por: Lucas Ferreira Lima
“A passagem 'da pesquisa à inovação' costuma esbarrar em uma zona cinzenta entre prova de conceito acadêmica e adoção no mundo real. Esta palestra apresenta os níveis de prontidão tecnológica como linguagem comum para reduzir essa distância, organizar expectativas entre pesquisadores, extensionistas e parceiros externos, e orientar decisões de desenvolvimento, ensaio, validação e transferência. “
DANÇA GAÚCHA EM CENA 10:00-12:00
Oficina por: Carla Michele Ramos Torres, Larissa Machado Duda & Pedro Konorral Vivi
“A oficina Dança Gaúcha em Cena propõe ensinar os movimentos básicos desse gênero artístico de forma prática e apresentar os principais elementos da cultura gaúcha. “
Impressão 3D como Ferramenta de Apoio e Inclusão na Aprendizagem Matemática Escolar 10:00-12:00
Palestra por: Bruno Luciano Przybisz
“A palestra tem como objetivo apresentar o potencial da impressão 3D como recurso pedagógico no ensino da Matemática. Serão exibidos materiais didáticos já produzidos em 3D e discutidas as possibilidades de sua utilização em sala de aula para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. “
METADE CARA, METADE MÁSCARA: TRANÇADOS ENTRE AS ARTES, AS HISTÓRIAS E AS LUTAS DAS MULHERES INDÍGENAS 10:00-12:00
Minicurso por: Flávia Gisele Nascimento
“Este minicurso abordará, na perspectiva antirracista e anticolonial, a biografia e a obra de artistas indígenas que atuam nas diferentes linguagens da Arte.”
Reabilitação animal e terapias integrativas 10:00-12:00
Palestra por: Angélica Carachinski
PINTURA EM CENA 10:00-12:00
Oficina por: Camila de Vitória Toledo, Carla Michele Ramos Torres, Larissa da Silva Semann & Nayane Cordeiro de Ramos
“A oficina Pintura em Cena propõe ensinar técnicas básicas da pintura em telas por meio da prática e da seguinte temática "Memórias e Experiências no ARTEemCENA. “
Fizemos uma pequena entrevista com uma das ministrantes da oficina: Nayane
1- Como foi ministrar uma oficina de pintura para o Arte em Cena?
Foi uma experiência incrível! Pude compartilhar um pouco do que eu sei, e ver cada participante se expressando de um jeito único na tela. Foi gratificante ver o interesse e a dedicação de todos durante a oficina.
2- Quais técnicas básicas foram ensinadas?
Ensinei as técnicas de luz e sombra e os passos para se pintar uma tela
3- O que você diria para alguém que tem muita vontade de começar a pintar, mas não sabe por onde começar?
Eu diria para começar sem medo e se divertir! Não precisa ter material caro no início – com pincel, tinta e uma tela simples já dá para criar algo lindo. O mais importante é praticar e ir descobrindo seu próprio estilo.
4- Qual foi a melhor parte da oficina?
A melhor parte foi ver os quadros que cada um pintou, cada quadro com os interesses pessoais de cada pessoa.
Aprendendo Química a partir da investigação criminal 13:30-17:30 (parte da tarde)
Comunicação Oral 13:30-15:00
OFICINA DE COSMÉTICOS NATURAIS: ELABORAÇÃO DE DESODORANTE, DIFUSOR AROMÁTICO, PERFUME SÓLIDO E BATOM 15:00-18:00
Oficina por: Andressa Ferreira Rodrigues Ferreira, Felipe Miguel Patchek Franco, Jacqueline Gonçalves dos Santos, Sabrina Vitoria Wersel & Viviane Paula Martini
Prática de Filtragem de Água 15:00-18:00
Oficina por: Antônio Denizar Marques, Jacqueline Gonçalves dos Santos & Viviane Paula Martini
Vozes do coração 15:00-15:30
Apresentação Cultural por:
Carla Michele Ramos Torres - Orientadora
Isabela Cristina Cabral - Aluna
A CULTURA AFRICANA EM PIGMENTOS NATURAIS 15:30-17:30
Oficina por: Carla Michele Ramos Torres, Flávia Letícia Ferreira, Julia Isabele Dias Bozza Vieira, Maria Vitória Ribeiro, Nicolly Caroline da Luz & Rafaele Dorgiewicz
“[...] A oficina empregará tintas obtidas por meio de recursos presentes na natureza para a construção de materiais artísticos de matriz africana. “
Comer Bem na Vida Universitária: Alternativas Saudáveis e Práticas aos Ultraprocessados 15:30-17:30
Palestra por:Gabrielli Slompo Rodrigues de Souza, José Felinto Barbosa, Letícia Gaedicke & Viviane Matoso de Oliveira
“A oficina tem como objetivo conscientizar estudantes do ensino médio, prestes a ingressar na vida universitária, sobre os malefícios dos alimentos ultraprocessados e apresentar alternativas práticas e
saudáveis para o dia a dia, especialmente para aqueles que irão morar sozinhos. “
Empreender com propósito: A busca pela harmonia entre música e negócios 15:30-17:30
Palestra por: Everton Silveira
Mulheres que projetam o futuro: arquitetura e empreendedorismo em foco 15:30-17:30
Palestra por: Bruna de Souza Melo & Cássia Fillus
Redes Sociais e Divulgação Científica: Possibilidades em contextos de desinformação 15:30-17:30
Palestra por: Juliana Narques Borghi
“Esta proposta discute a reflexão a respeito do conceito de divulgação científica em universidades públicas, com foco no uso estratégico das redes sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), considerando contextos de desinformação, a priori.”
A RUÍNA DA ROSA: OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA EM CLARICE LISPECTOR 15:30-17:30
Oficina por: Antonio Peterson Nogueira do Vale
“A proposição deste projeto é o desenvolvimento de uma oficina de escrita criativa baseada no conto “A imitação da rosa”, de Clarice Lispector, do livro Laços de Família, com o objetivo de explorar, junto aos participantes, os recursos narrativos e estilísticos que caracterizam a escrita introspectiva da autora. “
UMA BREVE INTRODUÇÃO À MODELAGEM MOLECULAR UTILIZANDO RECURSOS DO SOFTWARE M3L 15:30-17:30
Minicurso por: ANA CLARA SILVA & FLAVIANO WILLIAMS FERNANDES
“Este trabalho tem o objetivo de apresentar um curso de dinâmica molecular para alunos de cursos de nível médio e graduação.”
Conexões que transformam 19:00-20:23
Palestra por: Giuliano Marcelo Borges
Comunicação Oral 20:30-22:30
Gincana Intelectual 08:00-12:00
“As equipes se revezarão em uma emocionante batalha de perguntas e respostas baseadas em conhecimentos gerais, nas oficinas e trabalhos do XI SIPEX.”
Desafio do Conhecimento 08:00-09:00
“Uma pergunta de cada componente (matemática, física, química, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, português, inglês, espanhol, informática e agroecologia), sendo 11 (onze) perguntas ao todo.”
1º - 2 INFO MANHÃ 2º - 3 INFO MANHÃ 3º - 2 AGRO MANHÃ 4º - 3 AGRO MANHÃ
YATZY 08:00-10:00
1º - Carlos (3IM) 2º - Mateus (2IM) 3º - Maria Fernanda (1IM)
Desafio Virtual 09:00 - 12:00
“Cada equipe deverá resolver uma série de enigmas, onde a resposta é uma palavra ou expressão relacionada às informações repassadas em cada questão.”
Concurso de oratória 09:30-11:30
Tema Concurso Oratória 2025: “A importância do cinema brasileiro para a construção de uma identidade nacional” .
A aluna Yasmin Trennephol resumiu sua experiência, confira:
"Com toda certeza foi uma experiência muito boa, e posso dizer que minhas adversárias eram muito boas e bem preparadas. Foi muito legal participar, e é uma ótima ideia pra incentivar os alunos que gostam da oratória a ter essa interação!"
1º - Ana Silva (3IM) 2º - Ana Silveira (3AM) 3º - Yasmin Trennephol (2IM)
Questões Surpresa 10:00-12:00
“Cada atividade (palestra, oficina ou minicurso) terá uma pergunta surpresa, sobre o tema da atividade. Será considerada uma resposta por turma, por atividade.”
Competição de Karaokê 13:30-14:30
“Cada turma pode cantar uma música, individual ou dupla. 5 pontos extras para músicas estrangeiras.”
Na primeira rodada, Ana Silva e Amanda empataram, e, por isso, sugeriu-se uma rodada adicional para o desempate, o que resultou no pódio final:
1º - Amanda (2IM) 2º - Ana Silva (3IM) 3º - Agatha Margotti (1AT) 4º - Luiz Bettes (3AM)
Desafio Cubo Mágico 13:30-14:30
“Cada participante poderá montar o cubo até três vezes. Será usado o menor dos três tempos de cada competidor para a classificação do desafio, vencendo o competidor que fizer o menor tempo de montagem.”
Desafio do Conhecimento 13:30-16:30
Continuação da parte da manhã.
Desafio Virtual 13:30-16:30
Continuação da parte da manhã.
Gincana Intelectual 13:30-17:30
Continuação da parte da manhã.
Ecodesafio 13:45-14:45
“Os estudantes deverão realizar a separação dos recicláveis misturados nos lixos coletores corretamente.”
Questões Surpresa 14:30-16:30
Continuação da parte da manhâ.
Aprendendo Química a partir da Investigação Criminal 19:00-22:00
Continuação do dia anterior.
Mercado de TI e Programas de Capacitação CWI 19:00-20:00
Palestra por: Julia Brasil Leripio Peters
Descomplicando Impostos para Profissionais Tech 20:00-21:30
Palestra por: Karin Falcão
“Criadora do projeto Código Aberto e autora do eBook Tributação para Global Workers (2025) conduz a palestra “Descomplicando Impostos para Profissionais Tech”, que conecta estudantes à prática do mercado e mostra como fazer escolhas inteligentes desde o início da carreira.”
Além dessas gincanas, havia outras provas acumulativas organizadas pelo professor Duda, sendo elas: coleta de lacre de latinha, garrafa PET, latinha amassada e papel branco. Ganha a equipe/turma que arrecadar mais. Segundo o Regulamento da Gincana:
"A premiação para a equipe com a maior pontuação será um prêmio em dinheiro no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mais o valor que for arrecadado com a venda dos materiais recicláveis arrecadados durante a realização da gincana, que será destinado à comissão de formatura da equipe vencedora."
Confira abaixo os colocados:
RESULTADO FINAL
3º INFO M: 1596,5 pontos - Prêmio de R$ 635,65
3º AGRO M: 1088,1 pontos
1º AGRO T: 931,4 pontos
TOTAL ARRECADADO
33,6 Kg de alumínio - R$ 285,60
226,15 Kg de papel: - R$ 34,00
7,55 Kg de garrafa PET: R$ 14,6
3,625 Kg Papelão: R$ 1,45 (ela pesou as caixas de latinhas)
TOTAL: R$ 335,65
Fonte: Prof. Duda
A premiação foi feita também durante o intervalo do dia 23 de setembro, confira abaixo a lista dos ganhadores em cada categoria, os que irão para o Sepin, e outros homenageados.
Trabalho de Ensino:
Jogos Africanos em Cena, por Sofya Oliveira Ferreira, orientada pela Prof. Carla Michele. Projeto classificado para o SEPIN.
OBAFOG: POPULARIZAÇÃO DAS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS, por Mariana Breginski Kos, Sofya Oliveira Ferreira e Thalita Scharr Rodrigues Pimenta, orientadas pela Prof. Carla Michele.
ENERGIA, por Thais Rohde Padilha, Isabelly Kristina, Maria Oliveira Cardoso e Sabrina Cararo, orientadas pela Prof. Laynara dos Reis.
Trabalho de Extensão:
INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA: AÇÕES E IMPACTOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO IFPR CAMPUS IRATI, por Daniela Siana Pabis, Matheus Candido Xavier e Vitor Ivan Filos, orientados pelo Prof. Francis Luiz. Projeto classificado para o SEPIN.
DESPERTANDO FUTURAS CIENTISTAS: UM RELATO DE EXTENSÃO PARA ESTIMULAR O INTERESSE DE MENINAS PELA COMPUTAÇÃO, por Gabriela Leticia dos Santos, Benelly Engster e Valter Luís Estevam Junior, orientados pela Prof. Thalita Scharr. Projeto classifiicado para o SEPIN.
ABELHA AMIGA, por Victor Gabriel da Paixão Monteiro, Bruno Budziak, Otacilo Gabriel Ribeiro de Souza, Victor Edmann e Pedro Cochiski, orientados pela Prof. Ana Radis. Projeto classificado para o SEPIN.
Trabalho de Pesquisa:
EFEITO DO HIDROLATO DE CAPIM-CITRONELA NA ATIVIDADE ALIMENTAR DA LAGARTA Dione juno juno(LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE), por Lediane Menezes e Silvana dos Santos Moreira, orientadas pelo Prof. Felinto.
MONITORAMENTO INTELIGENTE DE RIOS: UMA SOLUÇÃO PARA ENCHENTES E POLUIÇÃO EM IRATI/PR, por Theo Armstrong, Luís Henrique Ianoski e Luís Henrique Perek, orientados pelo Prof. Charles Durães.
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS EM AMOSTRAS DE LEITE INTEGRAL E SEMIDESNATADO, por Emanuelly Seguro e Juliana Pinto, orientadas pela Prof. Kistiany Moreira.
Trabalho do Núcleo de Arte e Cultura:
ARTE EM CENA: FORMAÇÃO CULTURAL ANTIRRACISTA E SUSTENTÁVEL, por Thifany Letícia Ribas e Theo Armstrong, orientados pela Prof. Carla Michele.
SARAULA: A VIAGEM ENTRE MÚSICA E APRENDIZADO, por Daniela Denkwiski, orientada pelo Prof. Mateus Romanini. Projeto classificado para o SEPIN.
Oificina Destaque:
Aprendendo Química a partir da Investigação Criminal, por Caetano da Luz, Felipe D. , Giselle, Kristiany, Thiago e Viviane.
Também receberam menções os estudantes que realizaram uma performance de dança folclórica no IX Festival de Dança e Artes do Corpo, na Unicentro, e ficaram em primeiro lugar: Julia Dias, Sofya Oliveira, Mariana Breginski, Eduardo Corrêa e Theo Armstrong, orientados pela Prof. Carla Michele.
As medalhas e certificados foram entregues àqueles que participaram de eventos da NEOBI (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas): Ana Clara Silva, Tiffany Letícia Ribas, Theo Armstrong e Redryen Chula.
Por fim, foi realizada a entrega de um dos prêmios da rifa artística do Arte em Cena ao estudante João Matheus, que ganhou a tela com uma paisagem tropical. Confira abaixo a lista completa dos ganhadores, e os seus prêmios.
Ganhadora do prêmio de mais rifas vendidas: Larissa
Rifas vendidas: 90
Devido à sua grande e notável participação no SIPEX 2025, há de ser feita uma matéria dedicada somente ao Arte em Cena.
O projeto realizou três oficinas: Pintura em Cena, Dança Gaúcha em Cena e A Cultura Africana em Pigmentos Naturais, quatro apresentações orais, três apresentações culturais, um brechó solidário, a clássica e anual cafeteria, e a exposição do projeto "EcoBookBag" no IF Tech da artista Marisol Przybysz. Se existisse um prêmio para "Projeto de Extensão do Campus Destaque", iria para o Arte em Cena.
Fonte: Instagram do projeto (@arteemcena.ifpr)
Assim, encerra-se o XI Seminário de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão do IFPR - Campus Irati.
Foram três longos e produtivos dias. Alertamos que os certificados de participação já estão disponíveis e na caixa de entrada do e-mail de todos.
A seguir estão os créditos finais e agradecemos novamente a todos pela contribuição e por tornar esta edição ainda mais maravlihosa!
Fotos por: Gaby Goes, Rafa Buss e Livia Michalak
Informações por: Professor Charles