Publicado: 11/11/2025
Por Maria Torrens
O evento aconteceu no Itaipu Parquetec, espaço que funciona como um polo de inovação e tecnologia, semelhante a um campus universitário. Durante os dias de programação, os participantes puderam apresentar seus trabalhos, participar de mesas-redondas, oficinas, visitas técnicas e palestras, vivenciando um ambiente de aprendizado e troca científica.
De acordo com Daniela Denkwiski, o cronograma do grupo foi o seguinte:
21 de outubro – Saída de Paranaguá às 4h.
22 de outubro – Início das atividades às 8h30, no Itaipu Parquetec.
Pela manhã, organização das apresentações orais.
À tarde, apresentação dos trabalhos a dois avaliadores.
À noite, mesa-redonda no Itaipu Parquetec.
23 de outubro – Visita técnica à Usina de Itaipu pela manhã.
À tarde, visita ao campus de Foz do Iguaçu, com oficinas e apresentações culturais.
À noite, palestra no Itaipu Parquetec.
24 de outubro – Participação nas oficinas do Inova Iguaçu pela manhã.
À tarde, cerimônia de premiação do SE²P²IN no Cineteatro do Itaipu Parquetec.
Retorno – Saída de Foz do Iguaçu às 17h30, com chegada ao destino final por volta das 3h do dia seguinte.
A seguir, compartilhamos alguns depoimentos de estudantes de nosso campus, que contaram um pouco sobre seus projetos e as experiências vividas durante o evento:
“O projeto Saraula participou do X SE²P²IN através de uma mostra interativa no dia 22 (quarta-feira). Apresentei a apostila do projeto, uma lista com as ODS que o Saraula defende e um questionário de conhecimento sobre algumas paródias. O material cativou a todos que interagiam. O SE²P²IN foi um ambiente de integração, socialização, identificação e harmonia que estará marcado na minha vida. Interagir com pessoas admiráveis foi maravilhoso, e expor meu projeto de extensão contribuiu para minha comunicação com as pessoas. Creio que vou relembrar o evento para sempre.”
— Daniela Denkwiski
“Foi minha segunda vez participando do SE²P²IN, e também a última, por estar no meu último ano no IF. Eu estava representando, juntamente com Ianoski, o projeto Monitorador de Rios em Meio à Ação Humana, pela vaga de primeiro lugar do IFtech. O projeto já havia participado de outros eventos, como o Paraná Faz Ciência, o nosso IFtech e a Liga Jovem. A experiência foi inesquecível! Conhecer a Itaipu e sua estrutura foi incrível, rever amigos de outros IFPRs e ter a oportunidade de conhecer trabalhos de diversas áreas foi inspirador. Ver que, por todo o Paraná, existem grandes projetos com potencial para mudar o mundo é algo que me motiva como estudante.”
— Theo Armstrong
“Foi a minha primeira vez participando do SE²P²IN, representando o projeto ARTEemCENA, com a apresentação dos Jogos Africanos em Cena, que havia sido exibido no SIPEX. A experiência foi incrível! Tive a oportunidade de conhecer pessoas de outros IFs, entrar em contato com projetos inspiradores e visitar o campus de Foz do Iguaçu. Além disso, realizamos um passeio técnico à Usina Hidrelétrica de Itaipu, que foi uma vivência inesquecível. Essa viagem foi marcada por muito aprendizado, trocas e descobertas, ampliando minha visão sobre educação e cultura.”
— Sofya Ferreira
“Foi a segunda vez que participei do SE²P²IN, representando por dois anos consecutivos o projeto de extensão ARTEemCENA, do Campus Irati. A experiência é única! O SE²P²IN é um evento extraordinário que fortalece minha vontade de permanecer nos espaços acadêmicos. Mais do que um evento, é um momento de enriquecimento cultural, social e de democratização. É difícil expressar o quão transformadora é a experiência de conhecer novas pessoas, viver novos ambientes e ter acesso a novos saberes. Só o Instituto pode proporcionar essa educação pública, gratuita e de qualidade.”
— Thifany Letícia
“Essa foi a primeira vez que participei do SE²P²IN, e foi uma experiência única. Graças ao projeto Abelha Amiga, pude conhecer novos horizontes e objetivos, além de desenvolver o desejo de participar novamente. Fiz novas amizades, conheci pessoas incríveis e visitei lugares que nunca imaginei conhecer. O evento proporcionou experiências, aprendizado e entretenimento, e, embora tenha sido cansativo, valeu muito a pena. É algo que vai ficar guardado no meu coração.”
— Vitor Gabriel Paixão
“O trabalho foi feito com base nos resultados do Projeto ADA – Ingresso, permanência e êxito de mulheres no curso de TADS do IFPR Campus Irati, do qual eu sou bolsista e participo. Neste ano colocamos em prática o projeto de extensão, realizando oficinas com o MIT App Inventor (que utiliza programação em blocos) em quatro escolas estaduais da região. Nosso objetivo era trazer mais mulheres para o curso, já que, ao comparar os dados, observamos que o número de matrículas e permanência feminina nas áreas STEM ainda é menor. Os resultados finais foram muito bons: percebemos o entusiasmo dos alunos e a colaboração entre eles durante as aulas. Foi ótimo acompanhar o projeto nas escolas e ajudar a desenvolver as ideias dos aplicativos. Queremos continuar a iniciativa, ofertando cursos de Automação com Arduino e Robótica com kit Lego.”
— Gabriela Felchak
“O Projeto de Inclusão Digital e Cidadania, idealizado pelo professor Me. Francis Luiz Baranoski em 2018, tem como propósito promover a inclusão social por meio do ensino de informática básica a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Desde sua criação, mais de 300 jovens já foram atendidos, evidenciando o impacto positivo da extensão universitária na comunidade. Participar dessa iniciativa tem sido uma experiência transformadora. Contribuir para o aprendizado e o crescimento de outras pessoas ampliou minha compreensão sobre o papel da tecnologia e da educação na construção de uma sociedade mais justa. Representar o projeto no XI SIPEX, onde conquistamos o 1º lugar na categoria Extensão, e no X SE²P²IN, com o 1º lugar na categoria Mostra Interativa em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – Nível Superior, foi uma experiência de grande aprendizado e responsabilidade. O evento proporcionou trocas valiosas com estudantes e pesquisadores, além de permitir conhecer projetos inspiradores de diferentes áreas. Agradeço ao IFPR – Campus Irati por incentivar ações que fortalecem a integração entre universidade e comunidade, aos meus colegas de projeto Vitor Ivan Fillos e Matheus Candido Xavier, e ao professor Me. Francis Luiz Baranoski, pela confiança, orientação e apoio contínuo ao longo dessa trajetória.”
— Daniela Siana Pabis
Minha participação no XI SE²P²IN ocorreu devido à apresentação do trabalho "Aprendendo Química a partir da investigação criminal", desenvolvido pelo estudante Caetano Cesar Duda da Luz, do curso de Licenciatura em Química, e pelos professores de Química do IFPR Irati (Thiago Claudino, Felipe Dornelles, Giselle Calaça, Kristiany Diniz, Michele Besten e Viviane Martini). Esse trabalho consiste de um RPG em que os jogadores realizam experimentos e aplicam seus conhecimentos de Química para desvendar um crime. Foi a primeira vez que participei do evento e foi bastante gratificante verificar a qualidade e a quantidade de trabalhos apresentados no evento. A diversidade de oficinas oportunizadas também pode ser considerada um destaque para o XI SE²P²IN. Foi muito importante ser um dos representantes do campus, pois ocorreram muitas trocas de experiências e foi possível conhecer os trabalhos desenvolvidos nos outros campi. Recomendo a participação no SE²P²IN para todos os estudantes e servidores do IFPR.
— Professor Thiago de Souza Claudino
Parabenizamos novamente todos os participantes e esperamos que, no próximo ano, nosso campus possa retornar ao evento levando novas ideias, conhecimentos e experiências!